DIY to Fall For #4 | Cinema Lightbox

DIY to Fall For #4 | Cinema Lightbox
E para o último DIY, tínhamos que trazer o objeto mais desejado de decoração!
Cinema Lightbox
Imagens via: 1 / 2 / 3

Já devem ter visto estas caixas em tudo o que é revista de decoração, ou apenas enquanto divagam pela Internet.

Para quem desconhece, é uma caixa de luz, em que podem colocar as mensagens que quiserem usando pequenas placas com letras e símbolos. A ideia é trazer os antigos letreiros de cinema para dentro de casa, e dar um toque minimalista, e ainda assim bastante industrial em qualquer decoração.
São lindas de morrer, mas para nós a magia é mesmo o facto de serem personalizáveis, e podermos colocar as mensagens que quisermos, e mudá-las sempre que nos apetece… o que até é bom, para o caso de nos cansarmos de ver sempre a mesma decoração, ou se quisermos destacar alguma ocasião ou data especial, como o vosso aniversário, ou o Natal que está a chegar (yay!).
Como não encontrámos nenhuma à venda exatamente como queríamos, decidimos ir procurar o melhor DIY, e claro, tínhamos que partilhar com vocês.
Cinema Lightbox
Vão precisar de vários materiais cujas quantidades dependem do tamanho com que querem a vossa caixa. Nós fizémos uma caixa em tamanho A3.
  • Papel de maquete – nós utilizámos 3 folhas A3;
  • Várias folhas de acetato – para a caixa e para as placas com as letras;
  • 3 folhas de papel de arquitecto ou papel vegetal do tamanho da vossa caixa;
  • Pistola de cola quente (e cola, claro);
  • X-acto;
  • Papel autocolante preto – para as letras;
  • Papel de alumínio;
  • Luzes de natal – para a iluminação da caixa.

E ainda uma lata de spray de tinta, se quiserem pintar o exterior da vossa caixa.

Cinema Lightbox
Para começar tínhanhos já uma folha A3 pronta, e a segunda cortámos em tiras com 8 centímetros de largura para fazer as laterais da caixa, como vêm na primeira imagem acima. E colámos cada uma das laterias no fundo, de forma a fazer o fundo da caixa.
E uma dica extra – se quiserem fazer uma caixa de tamanho A4 basta que arranjem um fundo de uma caixa desse tamanho, como por exemplo uma caixa de resmas de folhas A4… e já têm um fundo feito 😉
E para a terceira folha desenhámos uma moldura de certa de 1,5 centímetros, e medímos a altura do interior. Dividímos essa altura em três – para que as três linhas que queríamos que a caixa tivesse ficassem todas com a mesma altura. E por fim recortámos o interior de cada uma das linhas. Esta é a folha que vai ser o topo da caixa.

 

Cinema Lightbox
Agora que a caixa está montada decímos pintar de preto. Para isso pintámos com um spray e deixámos secar uma ou duas horas.
Cinema Lightbox

Para além disso cortámos um pequeno quadrado para que passasse o fio das luzes e dispusémos as luzes pelo fundo da caixa.
E esquecemo-nos de fotografar, mas ainda colocámos um pedaço de papel de alumínio pelo fundo da caixa antes de colarmos as luzes, para que a caixa refletisse mais luz.

Cinema Lightbox
Por fim, com a terceira folha, aquela em que recortámos as linhas, e para terminar o topo da caixa, colámos a folha de acetato, e as folhas de papel vegetal, de forma a ficarem para o interior da caixa.

 

Cinema Lightbox

No final colámos então esse topo da caixa na caixa preparada anteriormente, já com as luzes colocadas.
E, para que quando colocássemos as letras nos seus lugares estas não caíssem, colámos umas tirinhas de cartolina um pouco maiores que as linhas da caixa – de forma a segurar as placas com as letras.

E agora talvez a parte mais demorada – fazer as letras.
Basta medirem as linhas interiores da caixa que fizeram para saberem de que tamanho querem as letras.
De seguida o que fizémos foi imprimir as letras que queríamos no tamanho que queríamos, desenhá-las em papel autocolante preto, recortá-las, e colá-las no acetato.
Por fim recortámos as placas de acetato nas medidas que queríamos.

Mas desta forma dá imenso trabalho, por isso aconselhamos que procurem folhas de acetato em que possam imprimir. Dessa forma imprimem as letras diretamente nas folhas de acetato, pelo que têm apenas que recortá-las.

E já está! Basta colocarem as mensagem que quiserem, e decorarem seja qual for a divisão da casa que preferirem.

Para vos ajudar, deixamos aqui o vídeo em que nos inspirámos para fazer este DIY, e se tiverem alguma dúvida, não se acanhem que nós respondemos assim que pudermos – a nossa página de facebook.

Este é sem dúvida o DIY mais complicado de fazer que já partilhámos. Não por ser difícil, mas por ser demorado.
Para nós foi uma ótima atividade para uma tarde fria, mas nem todos gostam de perder tempo com estas coisas, pelo que preparem-se para estar umas horas à volta deste DIY.

Cinema Lightbox
Podem ainda fazer com caixa em MDF, como podem ver aqui, ou até com molduras mais fundas, que podem ver aqui, ou aqui. E claro podem optar por soluções mais simples, sem luz, como esta aqui.

 

Cinema Lightbox

O que acham, vão fazer, ou é demasiado complicado?
E já agora, qual de todos os DIYs desta série foi o vosso preferido?

 

Seguir:
Share: