3 Dicas para manteres o cabelo saudável

Desde há uns meses que andamos a tentar ter mais cuidado com o nosso cabelo. Desde não ter volume, parecer baço, e ter pontas estragadas, queixas era o que não nos faltava.

Mas entre lavagens constantes, e aplicação de calor, poluição no ar, nem sempre tratamos o nosso cabelo como devemos. E entre um cabelo liso cada vez mais sem volume e sem graça, e um cabelo encaracolado, mas cada vez com menos caracóis e sem brilho, começámos a perceber que tínhamos que cuidar melhor dele se o queríamos manter saudável e bonito.

De pesquisa em pesquisa, entre blogs e o queridinho Google descobrimos o cronograma capilar. Ao ínicio não percebemos nada de como funcionava, mas tanto alarido e elogios à eficácio do método, tínhamos que experimentar. E acreditem, afinal não é assim tão complicado!

Com isto tudo já aprendemos uns truques simples, e nas últimas semanas, só com estes truques já notamos a diferença no nosso cabelo.

dicas cuidar do cabelo - tips take better care of your hair

Dica nº1

Depois de toda a rotina de lavagem do cabelo, devemos sempre passar o cabelo por água fria.

Estamos constantemente a utilizar fontes de calor no nosso cabelo, e a água quente não é exceção, e claro que não faz nada bem ao cabelo. Além de o danificar, ainda o deixa sem graça e com pouco volume.

Mas também tomar banho de água fria, não é o maior dos prazeres, principalmente no inverno (#teamaguaquente). Por isso a dica é apenas passar o cabelo por água fria assim que terminamos e estamos prestes a sair do duche. Assim evitamos gelar no banho, e ainda evitamos alguns danos ao nosso cabelo, e podem ter a certeza que este truque ainda deixa o cabelo mais brilhante.

Dica nº2

Utilizar condicionador apenas a partir do meio do comprimento até às pontas, e nunca no couro cabeludo.

Para quem tem o cabelo fino aplicar condicionador pode ser um verdadeiro pau de dois bicos: ora é nutritivo para o cabelo, ora o torna oleoso. Mas ao manter a aplicação do condicionador e máscara apenas nas pontas do cabelo, resolve todos os problemas, mantém-no nutrido sem pesar demasiado, e ainda evita as raízes oleosas.

Dica nº3

Evitar escovar o cabelo quando este ainda está molhado ou húmido.

Este é um dos hábitos que adquirimos nas últimas semanas, que mais tem feito a diferença. Quando o cabelo está molhado, está mais frágil, e ao pentearmos, pensamos que o estamos a desembaraçar, mas estamos a danificá-lo e a parti-lo pouco a pouco.

Se for mesmo necessário, podem sempre utilizar um pente de dentes largos quando o cabelo tiver secado um pouco, mas pessoalmente, e sempre que podemos, optamos por retirar o excesso de água com uma toalha (sem esfregar, ou perdia todo o propósito) e deixamos o cabelo secar sem o pentear.

Pessoalmente, não notamos o cabelo mais embaraçado, o que já é bom, e notamos bastante diferença no volume do cabelo, que antes sofria de males de pouco volume. Agora não só se aguenta mais tempo sem estar oleoso, como mantém volume durante mais tempo.

Esta dica também pode fazer diferença para quem tem cabelo sempre com frizz, e constantemente embaraçado.

dicas cuidar do cabelo - tips take better care of your hair

Dica extra:

Inverter a rotina de champoo e condicionador.

Sim, é mesmo só isso. Basta aplicar o condicionador antes do champoo. Até já existem algumas gamas de produtos especificamente desenhadas para serem utilizadas desta forma, e que garantem cabelo menos oleoso, sem perder os benefícios da hidratação.

Não é uma técnica para utilizar sempre que se lava o cabelo, mas pode ser uma boa estratégia para quem tem cabelo fino e com tendência a ficar oleoso mais rapidamente, mantendo o cabelo menos pesado e menos oleoso.

 

Que cuidados têm com o vosso cabelo?
Seguir:
Share: